Doações que são prendas a dobrar
Comprar equipamentos médicos ou ajudar a construir uma casa em África em nome de alguém. Presentes solidários, que vão mais longe, para um Natal genuíno.
A época natalícia apela ao lado mais altruísta de cada um. Para quem procura fazer a diferença, não faltam opções. Há causas e projetos em que é possível ajudar, fazendo um donativo em nome da pessoa que queremos presentear.
São cada vez mais as empresas que cooperam com instituições e, todos os anos, somos inundados por campanhas que indicam que, na compra de um determinado produto, parte do valor reverte para uma causa. Há, porém, alternativas mais solidárias.
Uma das formas mais diretas de apoiar uma causa é fazer um donativo em nome de alguém. O sistema é quase sempre o mesmo e muito simples: compramos um bem, em parte ou na totalidade, como kits de higiene ou materiais médicos, ou apoiamos uma causa, como a construção de uma escola, por exemplo, e recebemos de volta um postal que comprova o donativo para entregar a quem queremos presentear. Os preços variam entre meia dúzia e algumas centenas de euros.
Para quem quer dar a dobrar, é também possível encontrar iniciativas em que, adquirindo um artigo, outro igual é doado. Outra opção solidária é comprar presentes a instituições sociais. São várias as que disponibilizam produtos artesanais em que o valor das vendas serve, na totalidade, para financiar a obra desenvolvida.