Dez formas de tornar a casa mais natalícia
Há várias ideias de decoração para lá do que é habitual.
Dezembro já chegou e estamos cada vez mais perto da esperada época natalícia. O ano 2020 está a ser atípico a todos os níveis e as festividades não irão escapar ao apelidado “novo normal”. Estas dez ideias mostram como é possível fugir às tradicionais decorações da época, mantendo a tradição. Num Natal que terá de ser, mais do que nunca, dentro de casa, utilizar novas e originais decorações natalícias poderá ser o escape ao aborrecimento de quase um ano de uma pandemia que nos empurrou a todos para dentro de quatro paredes.
Pinheiro de Natal. O “rei da festa” é o pinheiro. Com variadas formas, tamanhos e até cores, verdadeiro ou artificial, o pinheiro de Natal deixou há muito de ser apenas o típico verde e pequeno. O segredo é ajustar este símbolo máximo da quadra à divisão onde vai estar presente. Ou até às divisões – por que não vários pinheiros de Natal espalhados pela casa? As opções de decoração do pinheiro são vastas, desde as tradicionais bolas ou laços, até a renovadas formas de decoração, como fotografias, flores, artesanato, chocolates, entre tantas outras ideias.
Neve artificial. A neve não tem de estar apenas do lado de fora da casa. Desde spray a imitar a neve até sacos com flocos falsos, é possível trazer a beleza da neve para o interior e usá-la no pinheiro, nos arranjos ou em qualquer superfície onde seja pretendido ter a sensação de estarmos num qualquer país do norte da Europa.
Luzes. Tal como a neve, as luzes podem ser reinventadas. Sair do tradicional exterior ou pinheiro e ser a decoração extra que falta para dar vida natalícia aos aros das portas, ao rebordo da lareira ou ao parapeito de qualquer janela. As luzes podem ser encontradas em variados tamanhos, feitios e cores, e darão uma luz especial à casa.
Arranjos. O tradicional arranjo de Natal com azevinho não pode faltar no centro da mesa de jantar. Entre o verde, o vermelho e o branco, os arranjos podem ser feitos com diversas plantas e materiais. Levar os arranjos para outros pontos da casa pode ser o fator diferenciador. Arranjos em rosca na parede, arranjos com velas na entrada de casa e pequenos arranjos em mesas de apoio ou nas maçanetas das portas podem fazer a diferença para espalhar o espírito da época.
Presépio. O presépio debaixo da árvore ou num aparador central da casa não pode faltar para quem festeja a quadra. Ao longo dos anos, os presépios evoluíram das típicas figuras de barro para diversas formas, cores e materiais. Ter um presépio que marque a diferença pode ser o ponto forte da decoração natalícia.
Bonecos. Pais natais no canto da entrada de casa ou a acompanhar o pinheiro são uma das formas de trazer mais encanto à quadra. Em vários tamanhos, motivos e preços, arranjar um boneco para enfeitar a casa é possível em qualquer supermercado ou loja de decoração.
Velas. Para completar um arranjo ou uma toalha de mesa natalícia, nada melhor do que uma ou várias velas. Todas brancas ou vermelhas ou com motivos de Natal, o importante é que estejam presente nas decorações, dando um toque final ao brilho que é sempre procurado nesta altura do ano.
Chocolates e doces. A comida é um dos grandes símbolos desta época festiva, mas nem só para encher a barriga. Em bomboneiras ou pratos ornamentados e decorados ao estilo natalício, ter chocolates ou frutos secos expostos numa mesa poderá ser uma ótima forma de juntar o útil ao agradável e decorar a casa com o que melhor nos sabe na boca.
Globos de neve e caixas de música. Apesar de estarem presentes em qualquer altura do ano e com propósitos variados, as edições de Natal de globos de neve e caixas de música não deixam ninguém indiferente. Encontram-se em diferentes tamanhos e preços, desde os pequenos globos de neve acessíveis por um ou dois euros até às pequenas réplicas de cidades, com luz e som, que podem ascender às centenas de euros. Qualquer que seja a dimensão, é garantido que se irão fazer notar.
Decorações exteriores. Depois de dar atenção ao interior, não se deve esquecer a magia especial que pode ser dada ao exterior da casa. Desde arranjos e roscas de Natal para a porta de entrada até luzes para brilhar em varandas ou árvores, o exterior pode ter um toque natalício especial. Utilizar bonecos de neve artificiais, pais natais ou renas também é uma excelente opção para dar vida ao exterior.
Como complemento a todo o espírito natalício das decorações, as músicas de Natal são a cereja no topo do “bolo-rei”. Não faltam opções, nacionais e estrangeiras, para encher a casa com o verdadeiro espírito da época de Natal. E boas festas.