Harmonia como tendência na decoração deste Natal
As cores intemporais nunca saem de moda, mas há novas apostas. O importante é garantir a coerência do espaço, sem decoração excessiva.
O Natal está à porta e as decorações já começam a invadir as casas. Os intemporais vermelho, verde e dourado são sempre tendência, mas todas as cores podem ser usadas, desde que em harmonia com o design e ambiente do espaço. Este ano, o protagonismo vai para o azul, o branco e o rosa velho, de acordo com Cláudia Esperanço.
A decoradora responsável pela Domum Interiores fala de uma “crescente procura por uma decoração natalícia que combine com os tons da sala”. O objetivo é manter o conforto e a harmonia. “Dentro de portas deve haver muita luz, sem excesso de decoração, proporcionando um ambiente agradável”, aconselha a profissional.
Apesar de haver novos formatos de árvore de Natal, “o modelo clássico ainda é o que predomina”, observa a decoradora. No entanto, nota-se também uma preferência, principalmente entre os mais novos, por árvores originais ou mais estilizadas. Podem usar-se diversos materiais para improvisar o formato de pinheiro, como bolas suspensas do teto ou pedaços de madeira, dispostos em forma de triângulo numa parede, exemplifica Cláudia Esperanço.
Nos acessórios, a tendência é espalhar por vários espaços os tradicionais aros ou coroas de Natal, que deixam de enfeitar apenas a porta exterior e passam a brilhar noutros locais da casa, “como centros de mesa ou a parede da sala”. Intemporais e indispensáveis são sempre as luzes, as velas e o presépio, “mesmo que não seja o tradicional”.
No exterior, “predominam as cores tradicionais e as luzes são o elemento-chave”, realça a consultora na área da decoração.




