Neste Natal, brilham os tons pastel e as decorações artesanais
O verde e vermelho são clássicos, mas há tendências na decoração desta época. Nas cores, entram os brancos, metalizados, azul, rosa. Há até enfeites sustentáveis.
A pouco mais de um mês do Natal, há quem já tenha montado a árvore e decorado toda a casa a rigor. Porém, para quem não resiste às novidades e gosta de se perder pelas lojas em modo natalício, não faltam tendências nos enfeites. “Por norma, em decoração segue-se sempre um pouco das tendências em termos de cores na moda”, começa por dizer Sandra Oliveira, designer de interiores. E as cores pastel continuam muito em voga, sobretudo o branco, que depois se pode conjugar “com detalhes metalizados”.
Segundo fonte do El Corte Inglés, é a chamada tendência “Winter Garden”, “num estilo romântico, inspirado na Natureza, com predominância dos tons pastel, misturados com branco, prateado e toques de azul”. Mas, a par dessa, há outras três grandes tendências na decoração natalícia de 2023. A tradicional, claro está, que é a que tem mais procura, num estilo clássico, com cores vermelho e verde. “Também a Santa Express, mais sofisticada, com tons dourados e verdes. E a Bohemian Christmas, num estilo boémio, com combinações ecléticas e cores fortes, como o laranja, o rosa, o azul e o dourado.”
Se olharmos aos enfeites propriamente ditos, aponta Sandra Oliveira, as madeiras e as peças “natura” estão em alta. “O segredo está em apostar em peças que façam realmente a diferença, uma caixa de música, um soldadinho de chumbo. Mas claro que a decoração natalícia será sempre aquilo com que a pessoa se identificar mais”, considera. Neste tema das peças sustentáveis, há novidades, de acordo com o El Corte Inglés. Nomeadamente “uma coleção de enfeites artesanais, feitos à mão a partir de restos de algodão da indústria da moda, 100% biodegradáveis e em embalagens sem plástico”.
Então e a árvore? Já há muitas variações modernas e conceptuais, ainda assim a tradicional será sempre a predileta. Há árvores artificiais para todos os gostos, robustas ou mais simples, verdes ou nevadas, grandes ou pequenas. Este ano, revela o El Corte Inglés, “há até árvores sem costas que podem ser encostadas à parede de forma a poupar espaço”.