Tudo para a mesa da consoada portuguesa, com certeza
Toalha, pratos, talheres, travessas e até velas. A tradição manda que a mesa da noite de Natal seja especial, mas não é por ser temática que tem de deixar de ser elegante ou moderna. E há várias marcas nacionais pelas quais optar.
Apesar das diferentes tradições e estilos, Natal é, para muitos, sinónimo de mesa farta e reunião da família. Por isso mesmo, e pela ligação entre comida e convívio tão característico da cultura portuguesa, a mesa assume, nesta quadra, o protagonismo.
Por ser um momento especial (e tão aguardado por miúdos e graúdos), “é nesta época do ano que o espólio familiar sai dos armários e gavetas, predominando uma decoração mais clássica e requintada”. Quem o afirma é Margarida Bragança, apaixonada por decoração e criadora do blog “Homy”.
Ainda que seja importante manter o equilíbrio entre a paleta de cores e texturas da mesa e da restante decoração do espaço, incluindo a decoração natalícia, afirma, também é possível “arriscar com pormenores fora da caixa”.
E os pormenores podem ser um desenho de loiça moderno ou uma mistura de estilos. O vermelho e o verde “nunca passam de moda”, indica, mas há tendências que podem ajudar a conciliar tradição e modernidade. É o caso do bege, do castanho e do cinza, as cores indicadas pela blogger como novidade na mesa festiva. A grande vantagem é a neutralidade conseguida, ainda que seja uma mesa requintada e especial.
Básicos e versáteis
Também no campo das vantagens, “investir em peças versáteis e básicas permite reutilizá-las noutros anos e noutra disposição”. Bem como noutras alturas do ano.
Para dar a sensação de exclusividade – e não ser apenas mais uma mesa “bem-posta” – há elementos que, segundo Margarida Bragança, não podem faltar: centros de mesa, velas, argolas de guardanapos, marcadores de lugar. Detalhes que ajudarão a “criar uma mesa verdadeiramente especial”, destaca.
No caso dos centros, “usar elementos naturais, como ramagens, flores ou coroas de Natal, dará um toque mais requintado”. Ainda que estes elementos não sejam, de forma individual, assumidamente natalícios, no conjunto de toda a mesa estará dentro do espírito.
Mas não são apenas os pormenores estéticos que devem ser tidos em conta. Margarida Bragança, que abriu recentemente também uma loja homónima ao blog, lembra que, dado o menu variado das refeições de Natal, “é importante garantir espaços de apoio para travessas e pratos de servir”. Uma boa preparação da mesa é meio caminho para que tudo corra bem.
“Para apreciadores de vinho, é o momento ideal para incluir copos adequados ao tipo de néctar que se irá servir.” É ainda uma ocasião para utilizar um decantador especial. Já no caso dos mais pequenos, uma das dicas é “preparar uma mesa mágica e divertida”, dando espaço às decorações de Natal mais “exuberantes” e assumidas.
Todos os elementos da mesa, desde os clássicos aos modernos, dos neutros aos natalícios, podem ser encontrados em diversas marcas nacionais, assinala Margarida Bragança. Uma forma subtil, além do bacalhau, de trazer ainda mais tradição portuguesa para a consoada.